Supercondutividade

 O que é a Supercondutividade?

Descoberta em Abril de 1911, pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes, a supercondutividade é uma propriedade física de alguns materiais, que quando arrefecidos a temperaturas extremamente baixas, conduzem a corrente eléctrica sem resistência.
 










Em 1933, Walther Meissner e Robert Ochsenfeld verificaram que quando os materiais supercondutores eram arrefecidos até à temperatura crítica, o campo magnético no seu interior era nulo (efeito de Meissner).










Os supercondutores usados para levitação não são supercondutores “perfeitos”. São os chamados supercondutores do tipo II em que o efeito de Meissner é apenas parcial.

Isto possibilita o chamado flux trapping effect. Ou seja, o material supercondutor é atraído e repelido ao mesmo tempo possibilitando uma levitação mais estável.


Aplicações da Supercondutividade
 
Actualmente os supercondutores são usados em máquinas de ressonância magnética e espectrómetros de massa. Também podem ser usados para promover a separação magnética e, em microscópios de varredura. Promissoras aplicações futuras incluem redes inteligentes de alta performance, transmissão de energia eléctrica, dispositivos de armazenamento de energia, motores eléctricos, dispositivos de levitação magnética, etc.


NOTA:Aqui apenas se encontra uma simples explicação do que é a Supercondutividade e as suas aplicações. Para informações mais detalhadas sobre este assunto, aconselhamos a consulta dos vários sites que disponibilizamos na coluna direita.